LANÇAMENTO!! Erro Zine - Número 1!
Nessa primeira edição: Entrevista com Cannibal do Devotos/ Matéria especial sobre a Indonésia: cena punk e revoltas populares / Fim da Escala 6x1 / Rota54 e a solidariedade à Palestina, e muito mais
Salve salve a todas e todos que acompanham essa humilde newsletter! É com a garganta seca e uma vontade incontrolável de sextar nesse pós Carnaval que venho anunciar o lançamento da primeira edição do ERRO ZINE!
Sim, amigas e amigos, está impressa. Uma singela prensagem de 100 exemplares em pleno 2025. Na contramão de tudo! Do jeito que o diabo gosta!
E você não pode perder essa! Esses pedaços de papel A3 xerocados, dobrados e grampeados podem chegar diretamente no conforto do seu lar ou, na versão digital, na tela do seu celular e notebook.
São 20 páginas com entrevistas, fotografias e matérias exclusivas, todas redigidas e produzidas por este jornalista que vos fala.
O material não é - em termos de pautas e tom - como os textos que você costuma ler por aqui e nos jornais onde publico como jornalista social, ambiental e político. O Erro Zine tem um caráter mais contracultural. Naturalmente também tratará dessas questões, pois elas se entrelaçam com a vida e a cultura, mas o trato será sob a perspectiva punk, das bandas, artistas e outras manifestações culturais e comunitárias, bem como da participação dos interlocutores nas lutas socioambientais, entre outros ganchos e assuntos.
Agora você tem a oportunidade de adquirir a primeira edição de uma espécie de “search and destroy” de baixo custo, ou ainda uma “maximum rock’n roll” de qualidade duvidosa que falará, muitas vezes, de bandas e artistas que jamais serão famosos, ouvidos no rádio ou visualizados centenas de milhares de vezes nas redes antissociais. Mas que, antes de mais nada, são daqui, do agora, e estão em movimento. Estão nas ruas.
O que tem no primeiro Erro Zine?
A edição traz na capa uma entrevista com Marconi de Souza Santos, o Cannibal, baixista e vocalista do Devotos, banda icônica e histórica do Alto Zé do Pinho, bairro do subúrbio do Recife. Gravada no final de 2024, logo após o grupo ser declarado patrimônio cultural imaterial da sua cidade, a entrevistada fala sobre os 35 anos da banda, suas diferentes fases, a relação umbilical que tem com o bairro e o seu ativismo na comunidade que superou coletivamente algumas barreiras e mazelas históricas através da música.
Confira a seguir o último trabalho dos Devotos.
Leia também uma matéria completa sobre a cultura punk na Indonésia e sua relação com os selvagens protestos que tomam conta do país de tempos em tempos. Entrevistamos um punk e professor indonésio chamado Fakhran, traduzimos entrevistas publicadas pela Crimethinc e fizemos uma pesquisa sobre a história e atualidade do país para contar essa história.
Confira a seguir o clipe de Marsinah, da banda Marjinal. Marsinah foi uma liderança sindical assassinada pela ditadura militar que tomou conta da Indonésia entre os anos 60 e 90. O fanzine conta essa história, entre outras.
O Erro Zine traz ainda uma matéria sobre a participação da banda Rota54, de São Paulo, ao lado de nomes lendários do punk rock como Angelic Upstarts, UK Subs e Vice Squad, na coletânea Never Again - produzida em solidariedade à Palestina; e fotos e informações sobre recentes protestos sociais que ocorreram em Florianópolis contra a escala 6x1 e a instalação de emissários de esgoto em áreas de preservação.
Confira a seguir o lyric vídeo de “Quando as estrelas caem”, da banda Rota54.
Além disso, em todas as edições do Erro Zine haverá um texto de um autor convidado. Nessa primeira edição contaremos com as palavras do antropólogo Orlando Calheiros: “A luta contra a escala 6x1 é uma luta contra o fascismo”.
Adquira seu exemplar!!
Clique nos links a seguir para adquirir o seu exemplar!
VERSÃO IMPRESSA (RECOMENDÁVEL)
Lembre-se: todos os assinantes dessa newsletter têm direito a uma versão digital grátis dessa primeira edição. Caso deseje receber o zine em formato digital envie um e-mail para raphaelsanz13@gmail.com informando seu número de WhatsApp (ou mande um zap se já formos amigos/conhecidos). Ou, se preferir e quiser me dar uma força, adquira a versão digital no link acima.






Apoie a cena local e o jornalismo independente!
LANÇAMENTOS PRESENCIAIS
O Erro Zine também terá dois lançamentos presenciais, em São Paulo e Florianópolis. Ambos durante o mês de março e com uma promoção bem firmeza pra me ajudar a bancar a tiragem. 30 mil réis leva o Erro Zine e mais duas produções. Se eu passar uns 30 desse adiante, todo o preju dessa e de outras produções estará zerado e os projetos começam a andar. Apareça, ajuda nóis e, de quebra, ainda tomamos uma gelada juntos!
Florianópolis
Em Floripa, o lançamento do Erro Zine ocorre na noite da quinta-feira, 13 de março, em pleno Inferninho da Bro Cave, no coração do Centro-Leste: Calçadão João Pinto, 231. Vão tocar os Fiscais de Cu, o Söödio Noise e O Exótico Quark Encanto.
São Paulo
Na semana seguinte, no sábado 22 de março, o Erro Zine chega a São Paulo e terá seu lançamento presencial no Aqui é Punk Fest, que ocorre no Porão da Cerveja (Rua Lopes de Oliveira, 610, Barra Funda). Se apresentam as bandas Invasores de Cérebros, Sociopatas, Asteroide Trio e Rebeldia Incontida, além de exposições audivisuais e de outros fanzines. Haverá, ainda, a inauguração da Galeria Sossai, em homenagem a Gabriel Sossai - que também foi lembrado na nossa primeira edição.
Mudanças à vista
Aviso aos navegantes: por enquanto, a periodicidade do Erro Zine ainda é indefinida. A segunda edição deve sair a partir de agosto e, quando isso ocorrer, mudanças tomarão lugar por aqui. Haverá uma separação entre newsletter e fanzine, com o objetivo de facilitar a viabilização de ambos os projetos. Até lá, segue tudo igual.
No mais, muito obrigado a todas e todos que têm lido e apoiado esse trabalho. Muito obrigado aos que têm enviado aquele picles mensal (vocês receberão uma edição impressa do Erro Zine em casa - alguns já receberam) e também àqueles que têm curtido, compartilhado e conversado sobre os textos que tenho produzido.
Na próxima semana, voltaremos à programação normal.
Tamo junto!
*Se você chegou até aqui, considere apoiar meu trabalho fazendo uma assinatura paga dessa newsletter ou acessando a Erre.distro e adquirindo uma das minhas produções. Seu apoio é muito importante para que eu possa continuar trabalhando. Muito obrigado e até a próxima semana!
*Siga-me nas redes antissociais